segunda-feira, 28 de maio de 2018

Os textos que fizeram Filosofia

Quais são as características da investigação no período de ciência normal?













O período de ciência normal é a ciência que a maioria dos cientistas pratica no seu dia a dia. A ciência normal articula e desenvolve o paradigma aceite por toda a comunidade científica como sendo o melhor modelo científico que resolve os problemas vigentes. O paradigma é encarado como um dado adquirido que não deve ser desafiado nem posto em causa.  Assim, Kuhn descreve a ciência normal como a atividade de resolução de problemas, dirigida pelas regras do paradigma com base na indução. Estes problemas são tanto de natureza experimental como teórica. A investigação em período normal é dogmática e o cientista assume uma postura acrítica sendo, segundo Karl Popper, um período pobre e cheio de “belos cadáveres de teorias” que em nada contribuem para o avanço da ciência. 

                                                                                                                                                       Filipe Bastos, 11ºB 


5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Tem-se como principal consequência da mudança de um paradigma, moticada pela acumulação de anomalias no paradigma anterior, o aparecimento de novas práticas de ciência normal,pois com a mudança de paradigmas irá haver o surgimento de novos problemas e novas soluções, novos pressupostos, novas teorias, entre outros. O novo paradigma é incompatível com o anterior devido à grande diferença entre eles. A mudança de paradigma traduz-se numa nova maneira de ver o mundo e os seus problemas.
    Nuno Domingos 11ºa nº22

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. A ciência normal é a ciência que a maioria dos cientistas pratica no seu dia a dia. É a ciência em que o paradigma é encarado como um dado adquirido, que não deve ser desafiado. A ciência normal articula e desenvolve o paradigma. Kuhn descreve a ciência normal como a atividade de resolver enigmas, dirigida pelas regras do paradigma.Durante a atividade cientifica normal, a comunidade cientifica procede a reajustamentos e ao aumento da abrangência e precisão do paradigma. Trata-se , por esta razão , de uma atividade essencialmente cumulativa,conservadora e , por conseguinte , pouca dada à inovação.
    Diana Cruz nº8 11A

    ResponderEliminar
  5. Kuhn descreve a ciência normal como a actividade de resolver problemas/enigmas, dirigida pelas regras do paradigma de maneira a garantir o rigor e a precisão da teoria científica. Podemos dizer que a ciência normal é o período da história da ciência em que não existem revoluções científicas, o paradigma vigente é partilhado por toda a comunidade científica.

    Ana Melim nº3 11A

    ResponderEliminar