sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Ciclo de Encontros para Construir Caminhos de Cidadania

O Padre Feliciano, da paróquia Nossa Senhora da Boavista, mais conhecida por igreja do Foco, abriu o ciclo de “Encontros para Construir Caminhos de Cidadania”, subordinado ao tema, “Diálogo entre Religiões e o Sentido da Vida”, no âmbito da lecionação dos conteúdos programáticos da disciplina de Área de Integração. 
Um fio condutor percorreu e deu sentido a todos os momentos da comunicação do Padre Feliciano, marcada pela destreza no uso de técnicas motivacionais e na linguagem coloquial de fácil compreensão, na abordagem de um tema complexo. A sua participação teve como ponto de partida a partilha de uma experiência de vida marcante, duradoura e positiva, proporcionando um espaço privilegiado de reflexão e diálogo construtivo.
Esta atividade conseguiu relançar um debate fecundo sobre o valor da finalidade última da vida como um todo, isto é, da vida independentemente das circunstâncias e dos interesses particulares. Totalmente adequada aos conteúdos programáticos, a estratégia foi assertiva porque os alunos mostraram interesse, foram recetivos e destacaram-se pelo comportamento exemplar. 
Esta atividade é complementada com a exposição, na Biblioteca Escolar, de símbolos e conceitos-chave.
Ao Padre Feliciano agradecemos a disponibilidade e o interesse na dinamização desta iniciativa. 
                                                                                                                                Prof. Raquel Pereira






20 comentários:

  1. A equipa da biblioteca agradece também a disponibilidade do Sr. Padre e admira a profunda empatia com que comunicou!

    ResponderEliminar
  2. Na intervenção do Padre Feliciano gostei muito da parte onde disse que quando perguntava a qualquer pessoa o que queria ser , a resposta era sempre uma profissão , enquanto ele respondia sempre que queria ser feliz .

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Gostaria que o Padre Feliciano estivesse mais tempo connosco tinha algumas perguntas para lhe fazer, no âmbito da vida a dois e sobre o casamento.

    ResponderEliminar
  5. Gostava que o Sr.Padre Feliciano voltasse a nossa turma para abordarmos outros temas, outras religiões e formas de felicidade.
    Gostei da visita e da forma como o Sr. Padre falou connosco.

    ResponderEliminar
  6. O que mais me surpreendeu no Padre Feliciano foi a vida que ele levou quando era tão jovem e o sacrifício que fez por estar longe de quem mais amava durante tanto tempo.

    ResponderEliminar
  7. Apreciei muito a disponibilidade do Padre Feliciano em ajudar pessoas pobres e salvar-lhes as vidas com medicamentos, chegando a pôr a sua vida em risco quando foi para Madagáscar.

    ResponderEliminar
  8. A intervenção do Senhor Padre Feliciano foi muito interessante porque nos mostrou uma visão da sociedade muito pertinente que nos faz refletir sobre a necessidade de procurarmos respostas para problemas pessoais relativos à nossa liberdade e responsabilidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu apreciei bastante a conversa com o Padre Feliciano porque fez-nos olhar de maneira diferente para o nosso futuro porque explicou que o sentido da vida está para além de um emprego e de uma vida social confortável . Muitas vezes esquecemo-nos de lutar pela nossa felicidade e damos importância ao que os outros pensam .

      Eliminar
  9. O tema do sentido da vida é muito vasto e eu tinha muitas perguntas para fazer ao sr Padre Feliciano, infelizmente não houve tempo. Agradecia que viesse outra vez falar connosco e ajudar- nos a dar respostas às nossas perguntas.
    Miguel Pires

    ResponderEliminar
  10. Gostei da atividade e da determinação do Sr. Padre Feliciano.A sua experiência de vida na juventude a ajudar os outros com medicamentos em Madagáscar o quarto país mais pobre do mundo mostra a sua coragem e amor pelo próximo.Fiquei impressionado.
    Francisco Monteiro.

    ResponderEliminar
  11. Penso que o sr padre Feliciano deveria vir outra vez para podermos aprofundar os conhecimentos sobre o sentido da vida.Gostei muito da conversa que tivemos na sala de aula.
    Ricardo Barbosa.

    ResponderEliminar
  12. Fiquei impressionado com a viagem do senhor padre a Madagáscar. esta experiência de vida a fazer voluntariado é forte e muito gratificante pois não é qualquer pessoa que se disponibiliza a ajudar os outros sem ter benefícios materiais. é uma vida enriquecedora e humana.
    Marcelo

    ResponderEliminar
  13. A intervenção do padre Feliciano foi muito educativa na resposta que deu a uma questão colocada por um colega: - "nunca pensou ter uma mulher?"
    a resposta foi assertiva quando o padre Feliciano começou por dizer que uma mulher não um objeto que se possa ter ou possuir . Gostei muito
    Rui Oliveira

    ResponderEliminar
  14. Gostei da atividade e penso que podia haver mais iniciativas deste género. A conversa que tivemos foi interessante e o tema do sentido da vida útil para nos fazer pensar sobre as coisas. Luis Sousa

    ResponderEliminar
  15. Gostei muito da visita do Sr. Padre Feliciano, da conversa que teve connosco e da sua historia de vida.
    Espero que ele possa voltar.

    ResponderEliminar
  16. Gostei da presença do padre Feliciano, gostava que voltasse cá para aprofundarmos mais sobre o assunto relativo ao sentido da vida.
    André Ribeiro

    ResponderEliminar
  17. A turma do P2DP1 gostou muito da atividade dinamizada pelo Senhor Padre Feliciano porque tivemos a oportunidade de dialogar sobre questões do interesse de todos . Ficamos impressionados com a história de vida do Senhor Padre marcada pela coragem e vontade de ajudar o próximo.
    Gostaríamos que fosse possível repetirmos a experiência num futuro próximo para podermos abordar com mais profundidade o tema da religião e da atitude religiosa.
    Alguns alunos têm algumas questões que gostavam de colocar e debater.
    Os nossos cordiais cumprimentos, turma P2DP1.

    ResponderEliminar