domingo, 5 de novembro de 2017

Dia Mundial da Filosofia


DECLARAÇÃO DE PARIS EM PROL DA FILOSOFIA (1995)

- Consideramos que a atividade filosófica permite a cada um aprender a pensar por si mesmo;
                    
 - Sublinhamos que o ensino filosófico favorece a abertura de espírito, a responsabilidade cívica, a compreensão e a tolerância entre os indivíduos e entre os grupos;

 - Reafirmamos que a educação filosófica, formando espíritos livres e reflexivos, contribui para a paz e prepara cada um para assumir as suas responsabilidades;

- Julgamos que o desenvolvimento da reflexão filosófica, no ensino, contribui de forma importante para a formação de cidadãos, exercendo a sua capacidade de julgamento, elemento fundamental de toda a democracia.

Em 2002 a UNESCO institui o "Dia Mundial da Filosofia" que passa a ser celebrado na terceira quinta-feira do mês de novembro. Esta iniciativa tem como objetivo consciencializar a comunidade internacional para a importância do questionamento filosófico, no diálogo entre os povos e na construção da condição humana, livre e responsável.
Para assinalar esta data os alunos, do secundário, organizaram atividades de interesse geral em articulação com a Biblioteca Escolar:
- Exposição, com motivos iconográficos e reflexões filosóficas;
- Elaboração de marcadores de leitura, com pensamentos filosóficos a serem disponibilizados aos utilizadores da Biblioteca;
- Lançamento na Biblioteca Escolar de duas reportagens: “Filosofia para rookies” e “As 21 sombras da filosofia” para que toda a comunidade possa votar na sua preferida.
- Para que servirá a Filosofia?
- Para nos ajudar a sermos mais livres!

Grupo de Filosofia / Biblioteca Escolar

21 comentários:

  1. Olá a tod@s! Vamos continuar a dinamizar o blogue Sophia em parceria com a Biblioteca Escolar. O objetivo é podermos ter um espaço de reflexão, a propósito da lecionação dos conteúdos programáticos da disciplina de filosofia. As atividades vão ser diversificadas e úteis para quem quiser aprofundar os seus conhecimentos e desenvolver competências argumentativas. E que tal tentarmos responder à questão: Para que servirá a filosofia?
    Ficamos à espera das vossas reflexões.....
    Prof. Raquel Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A filosofia serve, por exemplo, para compreender que é para proteger o direito natural de propriedade que o ser humano estabelece um contrato social passando-se de um estado de natureza para uma sociedade civil. O que legitima a autoridade do Estado é a proteção da vida, da liberdade e a conservação da propriedade porque no estado natural não há poder imparcial que administre a justiça.

      Eliminar
    2. A filosofia ajudou-me a compreender o que é uma sociedade justa. O véu da ignorância, pensado por Rawls, define a posição original ao descrever a metáfora da barreira contra o uso de interesses na determinação dos princípios da justiça.

      Maria Francisca Portas 11ºA

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. A filosofia tem um objeto de estudo abrangente que abarca a totalidade do real e reflete de forma pessoal sobre todos os problemas. Desta forma, a filosofia serve um pouco para tudo, fazendo com que tenhamos um olhar critico sobre as coisas.

      Matias Mota Santos 11ºA

      Eliminar
    5. Para mim a Filosofia ajudou-me a compreender o ser humano na vertente ética e a reconhecer a ação na dimensão moral. Se a ética diz respeito à ordem dos princípios teóricos, a moral diz respeito à ordem prática.

      Eliminar
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  2. A Filosofia ajuda-nos a perceber o porquê de as coisas se alterarem. Necessitamos de um conhecimento global para conhecermos melhor o mundo que nos rodeia. É também uma forma de educação que ultrapassa os conhecimentos aprendidos, tendo como objetivo a educação do pensar que nos leva a refletir e a problematizar assuntos do nosso dia a dia.

    Ana Sofia Silva 11ºA

    ResponderEliminar
  3. A Filosofia ensinou-me com Kant, que as ações morais dependem da intenção do sujeito. Em contrapartida, Mill afirma que as ações morais dependem da consequência, se contribuírem para a felicidade do maior número de pessoas.

    Ana Cerqueira 11ºA

    ResponderEliminar
  4. Com a filosofia, aprendi que para sermos pessoas certinhas, teremos que seguir o pensamento de Kant e viver de acordo com o imperativo categórico. Se quisermos ser populares, teremos que seguir o pensamento de Stuart Mill e viver a pensar na felicidade do maior número de pessoas.

    Ana Sandiares 11°A

    ResponderEliminar

  5. A lição de Stuart Mill ajudou-me a compreender que o bem reside em
    tudo o que for vantajoso para o maior número possível de pessoas. O
    valor das ações morais determina-se pela observação dos seus fins,
    resultados ou consequências.

    ResponderEliminar
  6. Com John Rawls aprendi que uma sociedade justa tem que defender o principio da liberdade e o principio da igualdade.Igualfdade de oportunidades e uma coisa e igualdade de resultados e outra. Somos nos que temos o dever de agarrar as oportunidades.

    António Cachada, 11 A

    ResponderEliminar
  7. Olá turma do 11ºB. Aguardamos a vossa participação e os vossos comentários. A turma do 11º A está de parabéns pelo empenho dedicado na publicação das suas reflexões. Continuem a pensar!
    Até já! :-)
    Prof Raquel Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A filosofia permitiu-me distinguir os juízos de facto, dos juízos de valor. Se os primeiros fazem descrições neutras e impessoais da realidade, sendo objetivos e verificáveis em termos experimentais, os segundos fazem apreciações valorativas e interpretam subjetivamente a realidade.

      Joana Sousa 11°B

      Eliminar
  8. A filosofia é importante porque nos faz pensar sobre a totalidade do real, incluindo nós próprios. É uma área do conhecimento abrangente que exercita a reflexão pessoal, crítica e construtiva.

    ResponderEliminar
  9. Esta aqui, senhora professora, como pediu.

    Aprendi com Platão que os valores são ideais do mundo inteligível que participam do mundo sensível sem com ele se identificarem. O bem, o belo, a justiça e o amor são valores objetivos, verdadeiros arquétipos e por isso absolutos, intemporais e eternos.

    João "The King" Reis, 11B

    ResponderEliminar
  10. A filosofia ajudou-me a compreender o valor das perguntas e da atitude interrogativa.

    João Silva, 11B

    ResponderEliminar
  11. Aprendi que a filosofia não é um modo de conhecer o mundo, mas sim, um modo de nos conhecermos no mundo.


    Ruii Fonseca, 11B

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim a filosofia ajudou-me a compreender o sentido das ações morais. Segundo Kant o valor está dentro do sujeito porque estamos perante uma ética de fins e não uma ética de meios.
      Diana Cruz, 11ºA

      Eliminar
  12. A filosofia ensinou-me a compreender o conceito de liberdade e a necessidade de assumirmos as consequências das nossas ações.
    João Simonde, 11ºB

    ResponderEliminar
  13. A filosofia ajudou me a avaliar as situações e a escolher a opção mais moralmente correta. Com Kant aprendi que as ações estão de acordo com o imperativo categórico em que o valor está dentro do sujeito e não de acordo com o imperativo hipotético em que o valor está fora de uma ética de fins. O imperativo hipotético defende uma ética de meios para atingir um fim.

    Miguel Gouveia 11ºA

    ResponderEliminar