terça-feira, 7 de novembro de 2017

Os textos que fizeram Filosofia

Para que serve a lógica?



A lógica é importante nas nossas vidas. De facto, ela é importante em todo lado e em todas as circunstâncias. Sendo o objeto de estudo da lógica o pensamento coerente e válido, terá como objetivo primordial o raciocínio com correção, sem contradição, seguindo as regras formais, dos termos e das proposições, ensinadas por Aristóteles na sua obra, Organon. Quem sabe lógica pode descobrir mais facilmente o erro no raciocínio alheio e tornar possível a sua correção. Pode detetar as falácias e compreender, com mais propriedade, a manipulação voluntária ou involuntária. Para pensarmos precisamos de dominar três ferramentas distintas: o conceito, o juízo e o raciocínio. O primeiro expressa-se verbalmente pelo termo, o segundo, pela proposição e o terceiro pelo argumento. A validade é uma virtude dos argumentos dedutivos, corretamente construídos. Um argumento dedutivo é válido quando a conclusão se segue necessariamente das premissas anteriores. Enquanto a validade diz respeito à estrutura ou forma lógica dos argumentos, a verdade é uma propriedade exclusivamente relacionada com o conteúdo material das proposições. À logica não importa a verdade, mas sim a validade. Assim, a verdade situa-se ao nível das proposições e não interessa aos filósofos. Por sua vez, a validade situa-se ao nível dos argumentos e é aqui que reside o seu ponto de interesse. Podemos pensar indutivamente ou dedutivamente. São dois modelos de raciocínio que seguem uma forma-padrão definida. Se o primeiro tem como vantagem ampliar o conhecimento, o segundo prima pela exatidão e rigor. Na outra face da moeda referente às desvantagens, a indução contém margem de erro, enquanto a dedução se apresenta como sendo um raciocínio tautológico pois nada de novo acrescenta ao conhecimento. Ao apresentarmos um raciocínio correto não cometemos erros logo, em tudo que fazemos é importante usarmos a lógica pois sem ela nenhum raciocínio estaria compreensível e nenhuma forma de comunicação seria possível.

Beatriz Besana, 11.º ano

 

6 comentários:

  1. O texto está muito bem estruturado apesar de não desenvolver muito os 3 instrumentos da lógica, ou seja, conceito, juízo e raciocínio.

    ResponderEliminar
  2. Texto com muito bom desenvolvimento e bom conteúdo. Nada a acrescentar que ainda não tenha sido referido.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Apreciei bastante o texto em questão tanto pelo conteúdo como pela estrutura, trata-se de um pequeno desenvolvimento ao estudo da lógica, o que nos evidencia algumas "luzes" sobre a mesma. Penso que com este texto conseguimos perceber o essencial e o objetivo da lógica que, tal como é referido no texto, é raciocinar corretamente.

    Francisca Quelhas 11ºA

    ResponderEliminar
  5. O texto explica muito bem a lógica, o seu uso e importância e desenvolve muito bem a validade e verdade dos argumentos, embora os 3 instrumentos da lógica não foram muito tocados e não tenha começado com uma introdução forte. O desenvolvimento é bem estruturado e coerente e a conclusão é esclarecedora.

    Miguel Gouveia 11ºA

    ResponderEliminar