terça-feira, 7 de novembro de 2017

Os textos que fizeram Filosofia

Qual é o objeto de estudo da lógica?


A lógica faz parte da vida do homem pois está presente em todas as ações e no pensamento. Assim sendo, a razão e a lógica natural são os procedimentos que utilizamos, no dia a dia, para podermos comunicar. No entanto, para que os nossos raciocínios possam ser claros e traduzir-se em bons argumentos é importante saber evitar o erro. Para nos auxiliar nessa tarefa existe a lógica científica, uma disciplina filosófica que se dedica ao estudo das leis, princípios e regras a que devem obedecer o pensamento e o discurso para que sejam rigorosos e coerentes, sem contradição. Graham Priest afirma que o “objetivo principal da lógica é compreender a validade” formal dos argumentos pois a verdade material situa-se apenas ao nível das proposições. A noção de argumento válido é fácil de compreender porque é aquele em que a conclusão é uma consequência lógica e necessária das premissas, tomadas no seu conjunto. Ao conjunto de proposições que suportam a conclusão chamamos premissas. À proposição que se infere das premissas chamamos conclusão. São os argumentos dedutivos que interessam à lógica porque a relação que se estabelece entre as premissas e a conclusão é uma relação de justificação, uma vez que as premissas apoiam uma conclusão e estabelecem as razões para que as aceitemos. Se as premissas forem verdadeiras a conclusão necessariamente também tem que ser verdadeira. Neste sentido, estamos diante de um argumento sólido por ter todas as premissas verdadeiras e ser válido. A utilidade da lógica é indiscutível porque a lógica define as condições que nos permitem relacionar, orientar e estruturar os pensamentos para nos podermos entender. Além disso, permite também o desenvolvimento de competências argumentativas e de análise da validade dos vários discursos, desde o político ao cientifico.  Neste trabalho reflexivo podemos desenvolver a autonomia e o espirito crítico, fundamentais em qualquer discurso racional.         

Diana Cruz, 11.º A

              

4 comentários:

  1. O texto está muito bem estruturado e o conteúdo foi muito bem conseguido. A aluna demonstra boas qualidades argumentativas. Nada mais a acrescentar.

    Ana Sofia Silva 11ºA

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  2. Texto muito bem estruturado, responde muito bem a questão dada e ainda nos mostra o seu uso.

    Luís Leite 11ºA.

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  3. Texto bem estruturado, coerente e desenvolvido. Explicou muito bem como funciona a lógica, as suas utilidades e não se desviou da questão. A conclusão é simples e eficaz. Um bom texto no geral.

    Miguel Gouveia 11ºA

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