Qual é o objeto de estudo da lógica?
A lógica faz parte da vida do homem pois está presente em
todas as ações e no pensamento. Assim sendo, a razão e a lógica natural são os
procedimentos que utilizamos, no dia a dia, para podermos comunicar. No
entanto, para que os nossos raciocínios possam ser claros e traduzir-se em bons
argumentos é importante saber evitar o erro. Para nos auxiliar nessa tarefa
existe a lógica científica, uma disciplina filosófica que se dedica ao estudo
das leis, princípios e regras a que devem obedecer o pensamento e o discurso
para que sejam rigorosos e coerentes, sem contradição. Graham Priest afirma que
o “objetivo principal da lógica é compreender a validade” formal dos argumentos
pois a verdade material situa-se apenas ao nível das proposições. A noção de
argumento válido é fácil de compreender porque é aquele em que a conclusão é
uma consequência lógica e necessária das premissas, tomadas no seu conjunto. Ao
conjunto de proposições que suportam a conclusão chamamos premissas. À
proposição que se infere das premissas chamamos conclusão. São os argumentos
dedutivos que interessam à lógica porque a relação que se estabelece entre as
premissas e a conclusão é uma relação de justificação, uma vez que as premissas
apoiam uma conclusão e estabelecem as razões para que as aceitemos. Se as
premissas forem verdadeiras a conclusão necessariamente também tem que ser
verdadeira. Neste sentido, estamos diante de um argumento sólido por ter todas
as premissas verdadeiras e ser válido. A utilidade da lógica é indiscutível
porque a lógica define as condições que nos permitem relacionar, orientar e
estruturar os pensamentos para nos podermos entender. Além disso, permite
também o desenvolvimento de competências argumentativas e de análise da
validade dos vários discursos, desde o político ao cientifico. Neste trabalho reflexivo podemos desenvolver
a autonomia e o espirito crítico, fundamentais em qualquer discurso
racional.
Diana Cruz, 11.º A
O texto está muito bem estruturado e o conteúdo foi muito bem conseguido. A aluna demonstra boas qualidades argumentativas. Nada mais a acrescentar.
ResponderEliminarAna Sofia Silva 11ºA
Texto muito bem estruturado, responde muito bem a questão dada e ainda nos mostra o seu uso.
ResponderEliminarLuís Leite 11ºA.
Texto bem estruturado, coerente e desenvolvido. Explicou muito bem como funciona a lógica, as suas utilidades e não se desviou da questão. A conclusão é simples e eficaz. Um bom texto no geral.
ResponderEliminarMiguel Gouveia 11ºA
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar