terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

“A química, a alquimia, a cultura científica, a filosofia e a religião”



Este ano a Biblioteca Escolar promoveu uma atividade subordinada ao tema: “A química, a alquimia, a cultura científica, a filosofia e a religião” magistralmente dinamizada pela lente do professor Doutor João Paiva, investigador no Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. 
A exposição clara do orador sobre os problemas em debate trouxe à tona Schrödinger, por lançar a pergunta do Homem “Quem somos nós?” e, numa perspetiva epistemológica, nos levar a refletir sobre a abertura da ciência às artes e humanidades. 
A ciência tem obrigação não só de proporcionar espaços de reflexão transdisciplinar, como também de alargar horizontes culturais porque as grandes avaliações e decisões nunca são exclusivamente científicas. 
Neste registo, levados pela mão deste especialista, com vocação para transmitir e partilhar o saber, foi possível ancorar as ideias, do nosso convidado, às aprendizagens nas disciplinas de física e química, no âmbito da realidade atómico-molecular, e de filosofia, no âmbito do estatuto do conhecimento científico e, com mais propriedade, no domínio da reflexão crítica. 
Mas o registo mais sedutor do nosso convidado está na ligação da ciência com a filosofia e na discussão pertinente das teorias epistemológicas de Popper e Kuhn no que ao conceito de verdade diz respeito. 
Se a ética se impõe à ciência face à grande questão “O que devo fazer?” também a ciência sente a necessidade de permanente autorreflexão.
No final da sessão o diálogo aberto aos participantes permitiu o exercício mental a favor de uma aprendizagem mais motivadora, sensibilizou para mobilização de conhecimentos e utilização de conceitos específicos e, sobretudo, estimulou a curiosidade intelectual. 
Foi uma excelente oportunidade de podermos debater perspetivas pois é este exercício mental que mais contribui para construir “caminhos” de uma” cidadania” consciente e ativa.

Prof. Raquel Pereira

31 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Gostaria de agradecer ao professor Doutor João Paiva por nos ter dinamizado uma palestra que nos ajudou muito em aspetos importantes da nossa vida e no nosso dia-a-dia.
    Na passada sexta-feira tivemos o privilégio de assistirmos a uma palestra sobre conteúdos importantes: filosofia, a química e a cultura cientifica.
    Graças ao professor João Paiva consegui perceber profundamente o quão importante é a química e a filosofia na nossa vida; consegui também perceber que a química faz parte do ser humano e que é muito importante para ele, percebi também que a filosofia desperta em nós a vontade de fazermos que nunca faríamos e não a estudássemos
    Vimos também, por último, o "conflito" entre a filosofia e a ciência, entre a experiência e a linguagem.
    Gostei muito desta atividade, foi um privilégio ter assistido a esta iniciativa.
    João Tiago nº9 11ªB

    ResponderEliminar
  3. Na minha opinião, esta atividade foi muito interessante e enriquecedora. A escola deveria promover mais atividades deste género, uma vez que cativa os alunos e suscita nestes a curiosidade e o gosto pelo saber.
    Esta palestra permitiu-me entender que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a filosofia e a ciência estão interligadas. Pois, como proferiu o professor Doutor João Paiva, "A aplicação da ciência está relacionada com a ética".
    Algo que também me suscitou bastante interesse foi a forma como o professor Doutor João Paiva abordou o tema da religião, mais propriamente, de Deus. Se lhe perguntassem o que era Deus, ele responderia "Deus é amor". Se, de seguida, lhe perguntassem o que era amor, ele responderia "O amor é admitir que tu podes ser tu diante de mim". Estas foram, sem dúvida, respostas que deixam qualquer um a pensar.
    Em suma, estas palestras só trazem vantagens para a escola e para a formação de nós, alunos. A forma como o professor Doutor João Paiva abordou cada tema e deu cada resposta às nossas questões foi extremamente cativante.

    Ana Cerqueira nº2 11ºA

    ResponderEliminar
  4. Gostei das palavras usadas pelo Dr. João Paiva, pois admirei a sua maneira de falar connosco. Captou a minha atenção no inicio, quando nos fez refletir sobre a liberdade. Quando pensamos que fazemos o que queremos, muitas vezes somos escravos de nós próprios. Esta palestra foi importante, apesar de haver certos contextos que não conquistaram a minha atenção, talvez pela especificidade demasiado científica/filosófica dos conteúdos tratados. Em conclusão, admirei o trabalho e esforço que o orador fez para nos ajudar a entender mais melhor a realidade.
    Rui Fonseca, 11ºB

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Apreciei muito desta atividade apresentada pelo Dr. João Paiva, pela a sua maneira de explicar as coisas porque parecia que estavamos num dialogo normal do dia a dia e não numa palestra sobre a quimica, a alquimia, a cultura cientifica, a filosofia e a religião. O tema foi muito interessante e atrativo. Na minha opinião as atividades deste tipo são muito positivas para nós, alunos,pois existem sempre ideias que nos ficam gravadas na memória e que podem contribuir para facilitar a nossa aprendizagem em outros contextos.
    João Bernardo, 11ºB

    ResponderEliminar
  7. Em primeiro lugar, gostava de agradecer a presença de uma ilustre figura, como é o Professor João Paiva, que contribuiu de forma decisiva, para uma elucidativa palestra, cujo principal objetivo era o de esclarecer os alunos sobre a relação da ciência com a filosofia.
    Com esta intervenção, o orador transmitiu de forma bastante clara a proximidade entre estas duas áreas que, aparentemente, se encontram em permanente oposição.
    Para além disso, o Doutor João Paiva abordou outros temas como a alquimia, a química e até a religião. A fluidez, a descontração e a naturalidade utilizadas para abordar todos estes temas tornaram esta atividade bastante interessante, facilitando a aprendizagem de quem assistia.
    A meu ver, a palestra teve o tempo adequado, porque foi possível explorar todos os temas previstos com alguma profundidade.
    Na minha opinião, esta atividade só deveria ter incluído alunos do 11° ano, pois considero que a maioria dos alunos de 10° ano ainda não apresentam maturidade para este tipo de atividades.
    Penso que, este tipo de atividades, com personalidades deste calibre, devem merecer fazer parte do Plano Anual de Atividades do Agrupamento de forma mais regular, pois contribuem para o enriquecimento de grande parte da comunidade educativa.

    António Cachada, n°5, 11°A

    ResponderEliminar
  8. A conferência proferida pelo Prof. Doutor João Paiva foi muito cativante, pois explanava os temas abordados interligando-os e construindo como que um "bailado" de palavras que mantinha a assistência atenta e interessada em tudo o que ia explicando. Por conseguinte, o tempo de intervenção do orador foi muito profícuo, nada excessivo e muito interessante.

    Quanto ao tema " A aplicação da ciência está relacionada com a ética", cativou-me particularmente o tema da química em que o Prof. Doutor. João Paiva explicava, que para a descoberta da verdade em caso de homicídio por exemplo, como era feita a análise a uma amostra de sangue.
    Estou de acordo que a ciência deve andar de mão dada com a ética, pois as experimentações devem ser balizadas de forma a nunca se perder o respeito pelo censurável socialmente e pelo ser humano.

    A ética na ciência sempre foi e será um tema controverso.
    Senão vejamos o que acontece, por exemplo, com temas tão atuais como a eutanásia e a experimentação em seres humanos de estudos ainda em fase de laboratório, nestes casos nem a religião deixa de ter a sua opinião.

    Termino dizendo que são sempre enriquecedoras todas as intervenções que a escola possa promover com oradores externos ao meio escolar, trazendo desse modo temas que possam ser abordados de forma menos académica , mais experimentalista dando a conhecer as mundividências dos próprios oradores.

    Beatriz Besana nº7 11ºA

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Considero esta palestra orientada pelo professor João Paiva muito enriquecedora. Foram desenvolvidos temas muito interessantes mas destaco a interrogação lançada aos presentes: "quem somos nos" para alem da matéria que nos constitui? É um dilema da química quântica que diz que ao observarmos um evento por estarmos a observar esse evento estamos a interferir com o seu resultado final. Uma experiência tem o objetivo final de refutar uma teoria, de procurar factos que a desmintam em vez de procurar factos que a apoiem. também apreciei a relação indissociável entre a ciência e a filosofia realizada pelo orador. Apesar destes temas serem os que se destacam para mim ainda considerei os outros temas interessantes como o "pai da química" a alquimia.
    Apesar de ter apreciado muito esta palestra, foi muito curta pois os temas abordados mereciam ter sido mais aprofundados.
    Luis Leite nº16 11ºA

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Na minha opinião a palestra dada pelo Professor João Paiva foi muito enriquecedora. Gostaria que a escola promovesse mais este tipo de atividades porque é uma maneira de despertar o interesse dos alunos duma forma diferente. Com esta atividade, ao contrário do que pensava, percebi que a filosofia e a ciência se encontram interligadas. A dada altura, na palestra, um aluno colocou a pergunta "O que é para si o amor?" á qual o Professor João Paiva respondeu "O amor é admitir que tu podes ser tu diante de mim". Gostei muito da palestra dada mas esta foi sem dúvida a frase que mais me marcou. Espero futuramente que mais palestras deste gênero sejam realizadas.

    ResponderEliminar
  13. Eu achei que esta palestra foi muito interessante. O professor João Paiva,já muito experiente neste tipo de atividades, conseguiu captar o publíco como nunca tinha antes visto numa destas sessões. Usava linguagem simples para passar a mensagem que pretendia e depois usava linguagem um pouco complexa para despertar nas pessoas curiosidade deixando sempre a plateia atenta a todos os pequenos detalhes que o professor proferia. Penso que a escola deveria realizar mais atividades deste género bem como outro tipos de atividades que possam ser insereridas nos contéudos prográmaticos de várias disciplinas.
    Nuno Domingos 11ºA nº22

    ResponderEliminar
  14. Eu penso que a palestra do professor Doutor João Paiva foi muito agradável e descontraída, algo diferente e inovador, o que aumentou o meu interesse desde o inicio da mesma. Acho também que ele conectou bem os vários temas e soube relacionar-se com um público adolescente (público que normalmente não é fácil), e conseguir manter a atenção do mesmo por toda a palestra. Se estas atividades acontecessem mais vezes por ano, acho que não seria mau. Como por exemplo, uma vez por período. Ou se isso não puder acontecer, podia ser uma vez por ano lectivo

    Jorge Miguel Nº15 11ºA

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. Na minha opinião, a atividade realizada no auditório pelo professor Doutor João Paiva foi bastante interessante, não só pelos excelentes temas abordados como também pela forma cativante como o professor dinamizou a iniciativa, do início ao fim, sem ser melancólico ou cansativo para os presentes.
    O único aspeto negativo que talvez poderei mencionar foi o de, em certos momentos, o professor utilizar um vocabulário mais elaborado para tratar os temas complexos, o que por vezes provocou em mim uma maior demora na descodificação das ideias que nos tentava transmitir...
    No entanto, visto por outros olhos, posso considerar este aspeto como um fator positivo, visto que tivemos oportunidade de tomarmos ocntacto com um vocabulário distinto e mais específico que certamente nos enriqueceu enquanto pessoas.
    Atividades como estas, pelas vantagens que trazem aos alunos, deviam ser realizadas com uma maior frequência, porque abrem horizontes, acrescentam saberes e desanuviam os alunos das aulas tradicionais.

    Filipe Bastos 11B Nº5

    ResponderEliminar
  17. Nesta palestra, o professor Dr. João Paiva falou sobre a relação existente entre as ciências e a filosofia. Argumentou que havia uma artificialidade nas disciplinas, apesar de estas estarem todas interligadas, por exemplo, ambas as disciplinas fazem perguntas, algo necessariamente essencial, mostrando assim uma semelhança de duas áreas que pensávamos serem distintas.
    Ao longo da palestra, o professor Dr. João Paiva tocou em vários assuntos tais como os benefícios da ciência, a ética e a religião, nunca fugindo aos temas essenciais, mas dando-nos sempre um “cheirinho” de algo mais, suscitando o interesse de todos.
    Esta atividade foi bastante enriquecedora e cativante, não só por termos falado na origem e ligação das disciplinas que estudamos hoje, mas também pelo facto do professor Dr. João Paiva ter o dom da palavra, sendo muito pragmático a falar, no sentido em que era direto naquilo que dizia mas nunca esquecendo o pormenor e a profundidade do assunto em questão.
    Acredito que este tipo de palestras e atividades deveriam ser mais frequentes ao longo do ano letivo, pois trazem cultura e suscitam interesse nos alunos. A duração da palestra foi razoável e acessível, se bem que acho que deveria ter sido só para alunos do 11º ano, devido a alguns temas falados só fazerem parte desse ano e não do 10º ano.

    ResponderEliminar
  18. Eu gostaria de agradecer ao doutor João Paiva por se ter disponibilizado para nos elucidar um pouco mais sobre os temas da ciência e da filosofia e o quanto eles estão interligados.
    Na minha opinião, esta experiência foi muito apelativa e interessante. O professor conseguiu captar a atenção dos alunos e fazê-los pensar. Na palestra, o professor levanta duas perguntas muito importantes "o que devo fazer?" e "o que posso fazer?", deixando assim o auditório em completo silêncio e pensativo. Quase no final da palestra, o Doutor fala num tema complexo "o amor" por se definir na sua máxima autenticidade.: " tu podes ser tu diante de mim". Atividades como estas deveriam ser mais vezes realizadas, porque despertam o interesse dos alunos para aprenderem mais sobre certos temas. Eu gostaria que esta iniciativa tivesse demorado mais tempo para podermos expor as nossas questões.

    Francisca Arques n°12 11°A

    ResponderEliminar
  19. Eu achei que está palestra conduzida pelo Doutor João Paiva muito interessante e principalmente produtiva. O senhor Doutor conseguiu fazer o que poucas pessoas conseguem fazer quando vão dar palestra que é captar a nossa atenção.
    Esta palestra permitiu-me entender que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a filosofia e a ciência estão interligadas.
    Para além disso, o Doutor João Paiva abordou outros temas como a alquimia, a química e até a religião.
    Também gostei da parte onde eles nos deixava falar e gostei da fluidez com que ele falava.
    Diogo Gouveia nº9 11º

    ResponderEliminar
  20. Na minha opinião, o Professor João Paiva foi bastante direto e preciso na mensagem que quis transmitir. Abordando vários temas que se relacionam entre si na área das ciências, demonstrou uma grande eloquência no seu discurso e conseguiu cativar o seu público, um feito bastante difícil de atingir pelos oradores.
    Demonstrou o seu ponto de vista perante os temas abordados de forma bem estruturada e simples de modo a que todo o público pudesse compreender com facilidade. Para cada assunto, o Doutor João Paiva enquadrava uma frase marcante e impactante, além de retirar referência a filósofos ou cientistas conhecidos com o intuito de demonstrar os seus pontos de vista. Achei interessante as referências que fazia pelo facto de que algumas serão dadas nas aulas de filosofia ou até mesmo em outras disciplinas, e outras que já havíamos ouvido falar sobre mas não tínhamos grande conhecimento.
    Para concluir, queria deixar o meu agradecimento ao Professor João Paiva pela excelente palestra e o meu lamento para esta que deveria ter durado mais tempo para o público, apesar de, e como ele próprio referiu, "...ter vergonha por conta de que a educação que recebemos em casa relaciona-se com evitar o erro..", expor as suas questões perante o mesmo.

    Ana Sandiares nº1 11ºA

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  22. A palestra da autoria do Doutor João Paiva foi bastante cativante e interessante, não só pelos temas abordados mas pela forma que foram abordados, não se tornando cansativo. No momento em que o Doutor João Paiva nos fez refletir acerca das nossas atitudes e como devemos agir nas diversas situações fiquei logo curioso para saber o que iria ele dizer a seguir.
    Gostei particularmente da relação que o Doutor João Paiva fez entre a Ciência e a Filosofia. Pois, até ao momento, muita coisa levava a crer que estas não se encontravam relacionadas.
    A meu ver seria bastante positivo a realização de atividades semelhantes de futuro, pois são bastante úteis para o desenvolvimento da sociedade atual.

    Matias Santos Nº20 11A

    ResponderEliminar
  23. Na minha opinião, a palestra orientada pelo professor Doutor João Paiva foi do maior interesse de toda a plateia.
    O orador, com a sua enorme capacidade de cativar o seu público, abordou temas particularmente interessantes. A relação que estabeleceu entre a Filosofia e a Ciência e até mesmo entre as várias vertentes da Ciência foram o que mais me chamou a atenção.
    Penso que iniciativas como esta devem ser repetidas na escola.

    Ana Melim nº3 11ºA

    ResponderEliminar
  24. Na minha opinião a palestra realizada pelo Doutor João Paiva foi extremamente produtiva, porque os assuntos por ele abordados, não são diariamente falados.
    A forma como Doutor João, se dirigiu a nós, alunos, creio que foi complexa e direta. Foi complexa devido ao vocabulário utilizado, o convidado usou certas palavras que eu não sabia o seu significado, fazendo-me, procurar o seu sentido para a mensagem ficar mais clara.
    Gostei da relação feita pelo Doutor, entre filosofia e a ciência. Admirei, em especial, os temas da ciência, química, porque possivelmente, irei trabalhar nesse ramo, por isso dediquei mais o meu foco nesses temas. Relembrei conhecimentos sobre a química.
    Também admirei, deveras, as "bocas” dirigidas à educação dos pais e passo a citar: "Os pais não devem pedir notas, no mínimo podem pedir esforço dos filhos". Este assunto foi alvo de conversa, em minha casa, ao jantar.
    Em suma, eu recomendo a qualquer pessoa, este tipo de palestra. Foi útil e revigorante. Gostaria que a escola realizasse mais palestras deste género ou, até mesmo, outro tipo de actividades que fossem produtivas como esta.

    João Reis, nº7, 11ºB

    ResponderEliminar
  25. A palestra feita pelo Dr João Paiva foi deveras cativante e muito interessante.
    Falou de muitos temas de hoje em dia que não vejo a ser muito falados, temas estes que, se forem devidamente refletidos, dão-nos uma nova perspetiva do mundo e de como devíamos atuar neste. Fez também uma nítida relação entre a ciência e a filosofia, a qual é ignorada muitas vezes. Gostei do tema da química e da alquimia mas não lhe liguei muito, achei os outros temas filosóficos abordados mais interessantes.
    Foi uma atividade muito estimulante e devia ser apresentada a mais alunos, não só a certas turmas do secundário. Podiam ser feitas mais atividades deste tipo que abrangessem outras questões da filosofia.
    Tenho de admitir o Dr João Paiva é um excelente orador e sabe manter o público a que se dirige ativo, usando truques como começar a falar de coisas aborrecidas para que alguém da plateia faça uma pergunta e "salve" o resto dos colegas de as ouvir.

    Miguel Gouveia 11ºA nº21

    ResponderEliminar
  26. Esta palestra foi muito importante para nós porque para além destes temas serem do nosso interesse,o Dr João estabeleceu uma relação entre a filosofia e a ciência que nos enriqueceu e alargou o conhecimento das mesmas.
    O vocabulário foi um pouco complexo pelo que houveram certos conceitos que não consegui entender, mas acho que mesmo assim foi importante e seria melhor que organizassem mais palestras deste género e abordassem mais o tema da religião.

    Marta Pereira 11ºB nº11

    ResponderEliminar
  27. A palestra dada pelo professor Doutor João Paiva foi muito cativante a nível pessoal, visto que nos fez refletir sobre a nossa liberdade e que na realidade somos "escravos de nós mesmos". A nível profissional mostrou-nos que existe uma conexão entre todos os assuntos, por mais diversos que sejam, neste caso foi a conexão entre a filosofia e a ciência. Usou um tipo de linguagem bastante rica sempre com o cuidado de usar ao mesmo tempo uma linguagem que todos os alunos presentes e professores conseguissem entender e o que queria que nós fossemos também aprendendo entre as linhas que ele ia dizendo.
    Achei que este tipo de atividade é muito rica em conhecimento, conceitos o que para nós estudantes é essencial uma vez que ficamos, no mínimo, com os conceitos e palavras-chave na nossa mente. Na minha opinião, a escola devia de fazer mais atividades deste género pois cativa imenso os alunos e a comunicação dos mesmos com o professor ou o organizador da palestra.

    Joana Sousa 11ºB nº6

    ResponderEliminar
  28. A palestra organizada pelo Doutor João Paiva, na minha opinião foi deveras interessante para todos presentes naquela sala.O Dr.João Paiva devido a sua capacidade de abordar os temas de forma cativante fez com que os alunos não se aborrecessem do mesmo.Sendo assim este enriqueceu a actividade ao fazer varias relações entre a Filosofia e a Ciência.Para finalizar este comentário acho que a escola devia ter mais palestras como esta, que cativam o publico, não só os alunos como também os professores presentes.

    António Ferreira 11ºA nº6

    ResponderEliminar
  29. A palestra proferida pelo professor João Paiva foi muito interessante, pois fez-nos perceber que a filosofia e a ciência andam de mãos dadas. A forma como o Dr. Orientou a palestra foi bastante atrativa, pois de certa maneira mostrou-nos que é possível sem apoio tecnológico e só com a arte do saber, falar e cativar um auditório.
    Com isto tudo quero agradecer ao professor João Paiva pela sua presença."
    Obrigado pela sua atenção,
    Domingos Lopes, 11º A

    ResponderEliminar
  30. Na minha opinião, a palestra realizada pelo Doutor João Paiva foi extremamente esclarecedora, pois este ajudou os alunos a verem vários pontos de vista diferentes e a pensarem em vários temas também.
    O Doutor João Paiva abordou os temas falados com um grande à vontade, e na minha opinião cativou a audiência em todas as frentes, começando pelo vocabulário usado, pelo sistema de perguntas para manter os alunos concentrados e ativos por forma a manifestarem interesse pelos temas abordados ao longo da palestra.
    Os temas mais desenvolvidos ao longo desta palestra foram, naturalmente, a Ciência e a Filosofia como estava programado, contudo, devo dizer que o Doutor João Paiva relacionou com grande sucesso a meu ver estes dois temas, respondendo a muitas perguntas que eu mesmo colocava sobre a filosofia ao longo destes dois anos
    Para além disto, o Doutor João Paiva abordou um tema muito falado por nós alunos, e no meu caso a minha parte favorita, sendo esta a critica ao amor, e a critica a um “gostar falso”, que foi muito bem interpretada por nós alunos devido a uma vasta quantidade de exemplos práticos, como por exemplo o caso do amor paternal, em que o Doutor afirma que se os pais só gostarem dos filhos se eles apresentarem resultados, não se trata de verdadeiro amor, acrescentando ainda que estes devem pedir esforço, dedicação e trabalho aos mesmos.
    Em suma, achei esta palestra uma excelente experiência, e recomendo sem dúvida alguma esta atividade a qualquer pessoa. Gostaria também de acrescentar que adoraria estar presente numa atividade destas novamente.

    Rodrigo Magalhães, 11 B

    ResponderEliminar
  31. Esta foi uma palestra interessante por relacionar a ciência com a filosofia. Para além disso, a abordagem feita pelo professor João Paiva foi muito interactiva, pois recorria a questões do público para orientar a sua explicação. Na minha opinião, estas atividades deveriam ser realizadas com mais frequência, porque nos abrem horizontes para novas ideias e pensamentos. Pode ser também interessante para compreender mais facilmente novas matérias.

    Maria Inês Amador, 11A

    ResponderEliminar