segunda-feira, 28 de maio de 2018

Os textos que fizeram Filosofia

Qual é o critério da verdade científica segundo Popper?













A falsificabilidade é o critério da verdade científica. Para Popper todas as teorias devem ser constantemente testadas, de maneira a provar-se a sua falsidade, ou seja, é preciso "tentar provar o mais rapidamente possível que estamos errados". Popper defende o método hipotético-dedutivo a partir do desenvolvimento de uma hipótese/conjetura que deve ser testada de maneira a ser refutada. Se a conjetura falha o teste prova-se que é falsa porque foi efetivamente refutada. Se a conjetura passa o teste, isto é, se não se conseguiu provar que é falsa, diz-se que é corroborada, tendo de ser aceite pelo cientista. A conjetura ao ser corroborada não é considerada verdadeira uma vez que Popper afirma que a verdade é impossível de se obter, mas sim verosímil, isto é, está próxima da verdade.



Miguel Gouveia, 11ºA




4 comentários:

  1. Graças à falsificabilidade de Popper o progresso do conhecimento cientifico é objetivo, pois a nova teoria superou testes precisos e rigorosos, sendo esta considerada corroborada, para Popper a verosimilhança é o critério do progresso cientifico.
    Luís Leite 11ºA nº16

    ResponderEliminar
  2. No falsificacionalismo a ciência só evoluiu pela construção de conjeturas e refutações, recorrendo ao raciocínio dedutivo. Não se verificando que uma teoria é verdadeira, mas sim tenta-se provar que a mesma é falsa (tem de ser falsificável), procurando sempre o erro, quando encontrado refuta-se a teoria, tornando-se numa conjetura, não sendo possível fazer uma verificação defenitiva em qualquer teoria científica.

    ResponderEliminar
  3. No falsificacionalismo a ciência só evoluiu pela construção de conjeturas e refutações, recorrendo ao raciocínio dedutivo. Não se verificando que uma teoria é verdadeira, mas sim tenta-se provar que a mesma é falsa (tem de ser falsificável), procurando sempre o erro, quando encontrado refuta-se a teoria, tornando-se numa conjetura, não sendo possível fazer uma verificação defenitiva em qualquer teoria científica.

    ResponderEliminar
  4. Em alternativa ao verificacionismo e ao indutivismo , Popper propõe um método falsificacionista e hipotético-dedutivo , o método das conjeturas e refutações. Em primeiro lugar , para Popper , já vimos, a investigação científica não começa pela observação, mas pelo problema, que surge quando uma dada observação põe em causa a teoria estabelecida e as expectativas do cientista. Face ao problerma , a imaginação do cientista cria um hipótese ou conjetura para explicá-lo. Segue-se a refutação. A hipótese é sujeita a testes empíricos rigorosos , que têm por objetivo falsificá-la ou refutá-la, isto é, mostrar que é falsa, e não verificar a sua verdade. Se a hipótese resistir aos testes, dizemos que se trata de uma explicação provisoriamente corroborada.
    Diana Cruz nº8 11A

    ResponderEliminar