segunda-feira, 28 de maio de 2018

Os textos que fizeram Filosofia



 - Quais são as críticas de Popper à conceção indutiva?




Popper crítica, em dois aspetos, o método científico preconizado pela indução. Em primeiro lugar defende que o ponto de partida da ciência não é a observação, mas sim o facto-problema. A observação nunca é completamente neutra e objetiva pois resulta de uma construção do sujeito. A observação depende de uma teoria prévia e sem ela carece de qualquer orientação. Em segundo lugar o autor critica a natureza dos argumentos indutivos. Com efeito, não há prova empírica nem racional que nos permita concluir que independentemente do número de observações particulares se possa afirmar a sua generalização a todos os casos. Assim, a conclusão será sempre uma probabilidade. Dizer que todos os cisnes são brancos, porque até ao momento só esta cor de cisnes foi observada, não prova que todos os cisnes sejam brancos. Basta aparecer um único cisne preto para provar o contrário e mostrar a falsidade da teoria.


Joana Sousa, 11°B




2 comentários:

  1. Karl Popper começa por dizer que o senso comum é o ponto de partida de todo o conhecimento reforçado com a crítica, pensamento ou racionalidade, para chegarmos à ciência. Popper recusa o indutivismo afirmando que o cientista não começa pela observação de factos particulares, mas sim do facto problema, para a seguir formular uma hipótese na tentativa de solução, para depois haver lugar á dedução de consequências da hipótese e respetiva experimentação para uma conclusão. A teoria precede a observação

    ResponderEliminar
  2. O problema da indução , tal como foi formulado por Hume, existe e não é solucionável : serão sempre injustificáveis as nossas tentativas de ir de enunciados singulares ou particulares para enunciados gerais. Segundo Popper , a indução ou raciocínio dedutivo não confere rigor lógico necessário às teorias científicas, isto porque a indução é uma operação que obriga a um salto do conhecido(de proposições particulares) para o desconhecido (proposições gerais). Não é possível garantir a validade destes argumentos , partindo apenas da observação de alguns casos particulares, pois tal como afirma Popper basta que um dado novo surga para contrariar as conclusões obtidas; é sempre possível refutar uma proposição que resulta de uma generalização indutiva. Basta um cisne negro para revelar falso o seguinte enunciado "Todos os cisnes são brancos"
    Diana Cruz , nº8 11A

    ResponderEliminar