segunda-feira, 28 de maio de 2018

Os textos que fizeram Filosofia


Qual é o valor e a importância do erro no progresso científico?




Na perspetiva de Karl Popper para haver progresso científico é preciso estarmos continuamente a investigar e a única forma de o fazer é procurar os erros nas teorias para depois os eliminar. Esta atividade crítica permite-nos avançar cada vez mais na conquista da verdade que mais não é do que um ideal regulador que norteia a investigação do cientista. Popper é pois um internalista porque considera que o trabalho do cientista consiste em pôr à prova as teorias com o propósito de as testar e poder avançar na ciência.

Beatriz Besana, 11ºA



4 comentários:

  1. A posição de Popper de estar continuamente à procura da verdade e a de Kuhn de esperar por anomalias reflete-se, na forma como a ciência progride, sendo que para Popper a ciência progride de uma forma racional e objetiva, mas para Kuhn é difícil falar de progresso pois a sucessão de paradigmas não acontece segundo padrões estritamente racionais e objetivos.
    Luís Leite 11ºA nº16

    ResponderEliminar
  2. Como não existe uma verificação definitiva numa teoria científica, o erro será fundamental para o progresso científico, pois quando encontrado permite afirmar que a teoria é falsa dando opurtunidade de refutá-la e consequentemente progredindo e originado conjeturas diferentes, não estagnando assim numa só "teoria", possibilitando a ciência evoluir.

    ResponderEliminar
  3. Karl Popper defende que há progresso em ciência e que o erro é o motor desse progresso. Sempre que sujeitamos uma teoria a testes e descobrimos que ela inclui erros ou está efetivamente errada eliminamos os erros e,assim, aproximamo-nos da verdade. Podemos estar seguros de alguma vez termos alcançado a verdade? Não , mas, de eliminação de erro em eliminação de erro, caminhamos na sua direção.
    Diana Cruz nº8 11A

    ResponderEliminar
  4. De acordo com Popper, sempre que uma teoria é sujeita a um erro, se descobre um erro ou está totalmente errada, eliminado estes erros iremos aproxima-nos da verdade. Este afirma que o avanço na ciência apenas ocorre devido ao erro que vai ser o motor desse progresso. Em ciência, de acordo com Popper, não há verdade, mas sim um conhecimento verosímil. Ao eliminar os erros, iremos caminhar na direção da verdade sem nunca a alcançarmos.
    Mª Francisca Portas, nº18 11ºA

    ResponderEliminar