sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Os textos que fizeram Filosofia



A fenomenologia é um método de análise dos fenómenos, daquilo que se dá à consciência e que pode, consequentemente, ser conhecido. O conhecimento, implica a existência de um sujeito cognoscente, aquele que vai conhecer e de um objeto cognoscível, aquele que vai ser conhecido. Entre eles existe um dualismo, ou seja uma relação de oposição porque estão frente a frente. Entre eles existe uma correlação irreversível, não podendo haver troca de papéis. Desta forma, o sujeito vai sempre conhecer e o objeto vai ser sempre conhecido. O conhecimento dá-se em três tempos. Primeiramente, o sujeito observa o objeto e sai de si. Durante a análise, permanece fora de si e, no final, regressa a si, obtendo uma representação do objeto na mente que corresponde ao conhecimento.

Ana Sandiares, 11ºA

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. É uma correlação pois o objeto necessita de um sujeito para este ser objeto e um sujeito necessita de um objeto para ser sujeito nunca podendo mudar de funções entre eles e por isso é irreversível.
    Nuno Domingos 11ºa nº22

    ResponderEliminar
  3. Existem três etapas na perspectiva fenomenológica. Na primeira etapa o sujeito sai de si, sendo o sujeito: congoscente que vai conhecer. A segunda etapa o sujeito está fora de si e vai conhecer o objeto que possui as seguintes características: é cognoscível, vai ser conhecido e é transcendente. O objeto permanece idêntico a si mesmo. A última etapa, a terceira, o sujeito regressa a si, com uma representação do sujeito, uma imagem e com uma consciência (preenchida, com conteúdo).

    Joao Reis, nº7, 11B

    ResponderEliminar
  4. Na minha opinião o texto tem os conceitos bem estruturados, uma linguagem rica e formal. O conhecimento resulta da relação de um sujeito com um objeto, na qual  sujeito apreende o objeto. O sujeito, aquele que conhece, e o objeto, aquilo que é conhecido, são elementos sem os quais o conhecimento seria impossível. O sujeito só é sujeito em relação a um objeto e este só é objeto em relação a um sujeito. A sua relação constitui uma correlação irreversível porque não há toca de papéis..
    É assim que o sujeito interage com a realidade e é desse processo que o conhecimento emerge. Representar o objeto (ou possuir a imagem do objeto) é também, em certa medida, construí-lo.

    Joana Sousa 11ºB nº6

    ResponderEliminar