sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Os textos que fizeram Filosofia


 A primeira certeza "Penso, logo existo" é alcançada por Descartes por intuição racional, um conhecimento imediato com base na razão. Quem duvida, questiona na tentativa de procurar o conhecimento por sageza. Assim, Descartes questiona, duvida, logo, tem que existir como ser pensante (res cogitans) porque se é possível existir sem pensar, o mesmo não acontece em relação a quem pensa, pois o pensamento implica a necessariamente a existência. O cogito é assim a primeira verdade que aparece ao espírito com carater indubitável. É uma verdade “clara e distinta” e absolutamente a priori.

Ana Cerqueira, 11ºA

7 comentários:

  1. O tópico do juízos a priori e posteriori poderia estar mais desenvolvido. O juízo a priori consiste no conhecimento que pode ser adquirido apenas pelo pensamento, independentemente da experiência.O conhecimento a posteriori não pode ser adquirido apenas pelo pensamento, independentemente da experiência.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito deste texto pois esta muito rico em conteúdos e é fácil de perceber como Descartes chegou a primeira certeza.
    Diogo Gouveia nº9 11ºA

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Neste texto a autora conseguiu enquadrar a essência da filosofia cartesiana para alcançar a primeira certeza indubitável, "clara e distinta". Com efeito, a definição do critério de verdade cartesiano focaliza-se no conhecimento alcançado por intuição racional, um conhecimento imediato , espontâneo e direto com base na razão." Só assim se efetiva a procura do saber por sageza que se alcança, segundo Descartes,por intermédio das ideias inatas, verdades "a priori",analíticas, com valor absoluto.

    ResponderEliminar
  5. Este texto está bem estruturado e completo, mesmo assim é possível desenvolver mais os dois tipos de juízo.
    Os juízos à priori são analíticos e caracterizam-se por serem universais ,necessários, evidentes e apodíticos. Estes baseiam-se na razão, racionalismo.
    O mesmo já não se aplica aos juízos à posteriori que são sintéticos e caracterizam-se por serem objetivos, contingentes,e que estão em construção progressiva. Baseiam-se nos sentidos, empirismo.

    ResponderEliminar
  6. Neste texto a aluna conseguiu fazer um texto curto mas que contem variados conteúdos que permitem ao leitor perceber como Descartes chega a sua primeira verdade.

    António Ferreira 11ºA nº6

    ResponderEliminar
  7. O texto está bem estruturado, porém poderia ter explicado o juízo a priori, sendo este racionalista, ou seja, universal, necessário, apodítico, evidente, absoluto, não questionável, racional e não se altera.

    Maria Inês Amador 11A

    ResponderEliminar