quarta-feira, 4 de abril de 2018

Os textos que fizeram Filosofia


QUAIS SÃO AS FONTES DO CONHECIMENTO DO SENSO COMUM?






O conhecimento vulgar ou senso comum tem origem na experiência sensível, ou seja, o que conhecemos provém de algo que temos acesso pelos sentidos, por isso tem origem empírica. Outra fonte é a experiência existencial que nos ajuda a resolver problemas quotidianos com recurso a métodos que podem resultar por tentativas e erros. Também se destaca o conhecimento cultural, pragmático porque é transmitido de geração em geração e perdura no tempo. Pode ser identificado com as tradições populares, o folclore, crenças religiosas, entre outras…. Geralmente esse conhecimento provém mais da memória da humanidade e da associação de eventos.

Vasco Ferreira, Nº 17, 11ºB

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Considero este texto rico e bem estruturado. Evidentemente o senso comum é um conhecimento espontâneo e imediato sem o uso de qualquer estudo prévio, apenas baseado nas tradições do passado, Como se conforma com a aparecia das coisas não aprofunda e não explica o porquê das coisas. O senso comum é superficial. Luis Leite 11ºA nº16

    ResponderEliminar
  3. O senso comum é um conhecimento percetivo porque é o modo mais elementar de conhecer o mundo; permite uma apropriação do mundo, associando representação e significado; fixa essa apropriação através da linguagem comum;é um conhecimento subjetivo, ou seja, depende de cada sujeito; é acrítico ou dogmático, sem justificação racional, e identifica a representação com a realidade; é assistemático, isto é, não há organização no senso comum.
    Podemos,então, definir o senso comum como um conhecimento vulgar, elaborado de forma espontânea e sem sistematização a partir das informações sensoriais e da experiência socialmente acumulada e transmitida, com base no qual agimos e resolvemos problemas do nosso quotidiano,sem fundamentação nem justificação racional.

    Joana Sousa 11ºB nº6

    ResponderEliminar
  4. O senso comum é um conhecimento espontâneo, direto, imediato que provém da experiência da vida. É pragmático, porque passa de geração em geração e utiliza a linguagem comum. O senso comum caracteriza-se pelo modo de pensar usado pela maioria das pessoas. Declara-se subjetivo, dogmático ou acrítico pois afirma algo como verdadeiro e indiscutível, sendo um conhecimento cristalizado, pois é fiel às suas origens. Podemos concluir que esta forma de conhecer empírica orienta o ser humano na resolução de problemas quotidianos.

    ResponderEliminar
  5. O senso comum é um conhecimento empírico e também qualitativo. É fundamentalmente um conhecimento cristalizado ou seja fiel às sua origens, o que faz que passe de geração em geração como por exemplo os chás de ervas com poderes curativos, por exemplo dores de cabeça. Este conhecimento tem como base a experiência da vida, porque se não fosse por causa daquela dor de cabeça que um antepassado nosso há muito tempo teve, esse tal chá hoje poderia não existir.

    João Bernardo 11ªB

    ResponderEliminar
  6. O senso comum é um conhecimento vulgar, elementar, básico, prático e que orienta a vida quotidiana do ser humano. Este tem origem nos 5 sentidos sendo então empírico e é dado também pela transmissão cultural, ou seja, de geração em geração.
    Ainda se pode afirmar que o senso comum é qualitativo, imetódico, supercicial, subjetivo, espontâneo, acrítico e dogmático, entre mais características.

    Carolina Dinis nº17 11ºA

    ResponderEliminar