quarta-feira, 4 de abril de 2018

Os textos que fizeram Filosofia


COMO CHEGA DESCARTES À PRIMEIRA VERDADE?

 Descartes chega à primeira verdade, utilizando a simples estratégia de submeter todos os conhecimentos à dúvida (metódica, implacável, hiperbólica, radical, provisória e universal) “À descoberta da verdade, pensei que era necessário rejeitar como falso tudo aquilo em que pudesse imaginar a menor dúvida”. Assim, acaba por concluir que conhecimentos matemáticos e intelectuais não resistem à dúvida, sendo que a primeira verdade indubitável que Descartes atinge é o cogito “res cogitans” (coisa que pensa), que consiste no facto de existir realmente alguém que está a pôr tudo aquilo em causa. Assim, após a descoberta do cogito, Descartes enumera o critério de verdade cartesiano que logicamente o cogito cumpre:
- São verdadeiras todas a proposições que são tão claras e distintas como o cogito.
- O conhecimento constrói-se a partir de duas operações do pensamento: a intuição e a dedução.

Bernardo Branco Teixeira, nº 2, 11ºB


2 comentários:

  1. O aluno podia ter clarificado as características da dúvida cartesiana: metódica, pois é o caminho (método) para alcançar a verdade; universal, porque nada exclui; hiperbólica, porque é exagerada; radical, pois dirige-se aos fundamentos; e, por fim, provisória pois durará somente até se encontrar algum conhecimento certo.

    Ana Cerqueira 11ºA

    ResponderEliminar
  2. Texto bem desenvolvido por parte do aluno porem, este devia ter feito com que as características acerca da duvida cartesiana fossem mais claras.

    Antonio Ferreira nº6 11ºA

    ResponderEliminar