quarta-feira, 4 de abril de 2018

Os textos que fizeram Filosofia


COMO SE EXPLICA A OPOSIÇÃO ENTRE O RACIONALISMO E O EMPIRISMO?


 TEXTO I - Quanto ao problema da origem do conhecimento, existem duas correntes opostas: o racionalismo, defendido por Descartes e o empirismo, defendido por David Hume.
O racionalismo defende que o conhecimento provém da razão, sendo por isso constituído por ideias inatas, ou seja, ideias consideradas absolutas e necessárias. O conhecimento é portanto originado por intuição racional. Com efeito, o conhecimento para os racionalistas forma-se exclusivamente com base na razão.
   Por outro lado, o empirismo defende que o conhecimento surge através dos sentidos, ou seja, da experiência. Neste caso, o autor afirma que para os empiristas, o sujeito cognoscente ou ser pensante nasce sem qualquer tipo de ideias ou conhecimento porque a “razão é uma tábua rasa onde nada está escrito antes da experiência" que Hume assinala através das "impressões procedentes do mundo exterior". Dito por outras palavras o sujeito adquire o conhecimento através da experiência.

António Cachada, 11ºA

2 comentários:

  1. O texto está muito bem conseguido embora ambas as vertentes do conhecimento pudessem estar um pouco mais desenvolvidas, por exemplo, dando mais exemplos de cada uma das visões acerca do conhecimento.

    Matias Mota Santos Nº20 11A

    ResponderEliminar
  2. O racionalismo, parte da dúvida metódica que é também radical porque ao extremar posições tem o objetivo de encontrar um conhecimento indubitável que possa servir de princípio à filosofia de Descartes; Também rejeita o conhecimento sensível, fruto de ilusões e também enganador; Para além disso o cogito surge como primeira ideia indubitável que através das ideias inatas tem como garantia de verdade absoluta, Deus.

    Francisca Arques n°12 11°A

    ResponderEliminar